quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rebeldes da Líbia oferecem anistia a quem entregar Kadhafi vivo ou morto


Empresário também ofereceu US$ 1,6 milhão pela captura do ditador.
Coronel segue desaparecido, mas promete resistir aos oposicionistas.



O conselho rebelde que tenta tomar o poder na Líbia ofereceu nesta quarta-feira (24) anistia a qualquer aliado de Muammar Kadhafi que mate ou capture o ditador.

Mustafa Abdel Jalil, presidente do Conselho Nacional de Transição, também disse que um empresário de Benghazi, que não se identificou e estaria liderando um grupo, ofereceu uma recompensa equivalente a US$ 1,6 milhão pela captura de Kadhafi.

"O regime de Muammar Kadhafi não estará acabado enquanto ele não for capturado vivo ou morto", disse Jalil, ressaltando que "seu comportamento gera temores de uma catástrofe", sem dar maiores detalhes.

Ele afirmou que soldados leais ao líder líbio continuam a atacar o complexo de Bab al-Aziziya em Trípoli, de onde
Muammar Kadhafi comandava a Líbia e que caiu na terça-feira nas mãos de rebeldes.

"Os lealistas continuarão a atacar enquanto Kadhafi não for capturado", disse.

Ele infortmou que o hotel Rixos, onde estão alojados os jornalistas estrangeiros em Trípoli, também estava ainda em poder dos kadhafistas.

Segundo a rede de TV CNN e testemunhas,
os estrangeiros já foram resgatados do local. Eles estavam desde domingo sem conseguir saír.

Um porta-voz militar rebelde, Ahmed Bani, disse mais cedo que as forças rebeldes tomaram a capital Trípoli, embora permanecessem alguns bolsões de resistência na cidade de 2 milhões de habitantes.

Combatentes rebeldes saquearam o complexo Bab al-Aziziya, de Gaddafi, na capital, na terça-feira, no que foi visto por muitos como o golpe final a suas décadas no poder.

Líderes do CNT estão ansiosos para se transferir de Benghazi para Trípoli, uma mudança simbolicamente importante no vasto país desértico.

Jalil disse que algumas das principais autoridades do CNT estavam perto de Trípoli esperando para entrar na cidade assim que possível e que a transferência do CNT seria concluída 'durante a próxima semana'.

Desaparecido
O coronel segue desaparecido, um dia após a tomada de sua casa-fortaleza pelos rebeldes em Trípoli.

Em mensagens divulgadas na madrugada desta quarta, ele afirmou que vai resistir até a morte aos oposicionistas, que tentam finalmente tomar o poder após mais de seis meses de sangrenta guerra civil.

Inicialmente, os rebeldes haviam dito que preferiam capturar Kadhafi vivo para que ele seja julgado no próprio país. Há um mandato de prisão do Tribunal Penal Internacional, da ONU, contra ele, um filho e um aliado, por conta de supostos crimes contra a humanidade ocorridos durante a repressão aos protestos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário