Mais de 97.000 clientes, em 120 países, permanecessem conectados com as pessoas envolvidas no trabalho dia-a-dia, ou melhor, minuto à minuto. Esse é o principal motivo pelo qual muitas empresas consideram a SAP vital para o futuro dos seus negócios. A razão do sucesso da SAP nestas pouco mais de três décadas foi apostar num segmento até então pouco explorado, onde havia muito a fazer: o software empresarial, ferramenta imprescindível na era da informática e no limiar do e-commerce e do B2B.
A história
Em 1972, cinco ex-empregados da IBM, Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther, resolveram fundar uma empresa chamada Systems Applications and Products in Data Processing (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados), conhecida popularmente como SAP, na pequena cidade alemã de Walldorf, localizada no Estado de Baden-Württemberg, com a missão de desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real. Um ano depois, o primeiro aplicativo de contabilidade financeira estava pronto, formando a base para o contínuo desenvolvimento de outros componentes de software para aquilo que mais tarde veio a ser conhecido como sistema “R/1”. O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (processamento de dados em tempo real). Perto do fim da década, o exame exaustivo do banco de dados IBM da SAP e do sistema de controle de diálogo levam ao nascimento do SAP R/2 em 1977.
Na década de 80, tendo um crescimento rápido, a SAP se muda para o primeiro prédio da empresa na Max-Planck-Strasse, num parque industrial de Walldorf, perto de Heidelberg. A área de desenvolvimento de software e seus 50 terminais ficam agora sob um mesmo teto pela primeira vez. Nesta época, Cinqüenta dentre as 100 maiores indústrias alemãs já eram clientes da SAP. O sistema SAP R/2 mantém o alto nível de estabilidade das gerações anteriores do programa. Pensando nos seus clientes multinacionais, a SAP desenha o SAP R/2 para lidar com diferentes idiomas e moedas. Com essa funcionalidade e outras inovações no SAP R/2, a SAP cresce rapidamente. No meio da década, a SAP inaugura na Áustria sua primeira organização de vendas fora da Alemanha. A empresa expõe pela primeira vez na CeBIT, feira de informática em Hanover, Alemanha. A receita alcança DM 100 milhões (cerca de US$ 52 milhões), mais cedo do que se imaginava.
Já no final desta década, com a abertura de subsidiárias na Dinamarca, Suécia, Itália e Estados Unidos, a expansão internacional da SAP toma um forte impulso. O SAP R/3 é apresentado ao mercado no início dos anos 90. O conceito cliente-servidor, a aparência uniforme de suas interfaces gráficas, o uso consistente de bancos de dados relacionais e a capacidade de ser executado em computadores de diferentes fornecedores resultam em aprovação geral. Com o SAP R/3, a SAP mergulha numa nova geração de software empresarial – da computação em mainframes à arquitetura de três camadas de banco de dados, aplicativo e interface de usuário. Até hoje, a arquitetura cliente-servidor é o padrão da indústria de software. Ao mesmo tempo, um crescente número de subsidiárias são criadas fora da Alemanha.
A subsidiária brasileira é aberta em 1995, compartilhando o sucesso do grupo. Além disso, um novo Centro de Vendas e Desenvolvimento em Walldorf abre oficialmente suas portas, simbolizando o sucesso global da empresa. Em pouco mais de duas décadas, os negócios fora da Alemanha passam de 50% do total de vendas pela primeira vez. Em 1996, a empresa ganhou 1.089 novos clientes do SAP R/3. No final do ano, o SAP R/3 estava instalado em mais de 9.000 sistemas no mundo todo. Em 1997 lançou no mercado novas soluções para o gerenciamento do relacionamento com clientes (CRM), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e inteligência de negócios (BI).Em 3 de agosto de 1998, as letras S-A-P aparecem pela primeira vez no pregão da bolsa de valores de Nova York (New York Stock Exchange - NYSE), a maior do mundo. Perto do final da década, Hasso Plattner, co-fundador e Presidente da empresa, anuncia a estratégia mySAP.com, mostrando uma nova direção para a empresa e para o portfólio de produtos. O mySAP.com une soluções de comércio eletrônico com aplicativos ERP já existentes, usando tecnologia Web “state-of-the-art”. Com a Internet sendo a estrela do novo milênio, o usuário passou a ser o foco dos aplicativos. A empresa então desenvolve o SAP Workplace e pavimenta o caminho para a idéia de um portal corporativo e acesso à informação de acordo com o perfil do usuário.
Os slogans: . Knowledge, Experience, and Technology for Optimizing Business.
. The best-run businesses run SAP.
. Have fun with SAP.
Tradução:
. Conhecimento, experiência, tecnologia e para Otimização de Negócios.
. As empresas mais bem administradas executar SAP.
. Divirta-se com a SAP.
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SAP está avaliada em US$ 12.756 bilhões, ocupando a posição de número 26 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
Dados corporativos:
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1972
● Fundador: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus E. Tschira e Claus Wellenreuther
● Sede mundial: Walldorf, Alemanha
● Proprietário da marca: SAP AG
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman: Hasso Plattner
● CEO: Henning Kagermann e William McDermott
● Presidente: Leo Apotheker
● Faturamento: €10.6 bilhões (2009)
● Lucro: €1.74 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 61 bilhões (setembro/2010)
● Valor da marca: US$ 12.756 (2010)
● Laboratórios de desenvolvimento: 7
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 47.500
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Softwares de soluções de negócios colaborativas e multiempresas
● Slogan: Knowledge, Experience, and Technology for Optimizing Business.
website: www.sap.com
A marca no mundo
Hoje a SAP, terceiro maior fornecedor independente de software do mundo e líder global de mercado em soluções integradas de e-business e negócios colaborativos e multiempresas, tem seus programas rodando em mais de 121.000 instalações no mundo todo, contando com mais de 97.000 clientes, 1.500 parceiros, mais de 25 soluções de negócios para indústrias específicas e 12 milhões de usuários em mais de 120 países. Sua clientela inclui mais da metade das 500 maiores empresas do mundo como Air France, BMW, Bosch, Burger King, Heineken, Honda, Nestlé, Siemens e Texaco, entre outras. Além da matriz em Walldorf, a SAP desenvolve seus produtos em mais três cidades alemãs, Berlim, Karlsruhe e Saarbrücken. No exterior têm laboratórios de desenvolvimento em Palo Alto (Estados Unidos), Tóquio, Bangalore (Índia) e Sophia Antipolis (França).
Você sabia?
Hoje em dia, com base na arquitetura empresarial orientada a serviços e na plataforma de integração e de aplicativos, o SAP NetWeaver, a empresa abastece clientes com soluções para processos de negócios, integrando pessoas, informações e processos dentro e fora das empresas.
Tradução:
. Conhecimento, experiência, tecnologia e para Otimização de Negócios.
. As empresas mais bem administradas executar SAP.
. Divirta-se com a SAP.
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SAP está avaliada em US$ 12.756 bilhões, ocupando a posição de número 26 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
Dados corporativos:
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1972
● Fundador: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus E. Tschira e Claus Wellenreuther
● Sede mundial: Walldorf, Alemanha
● Proprietário da marca: SAP AG
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman: Hasso Plattner
● CEO: Henning Kagermann e William McDermott
● Presidente: Leo Apotheker
● Faturamento: €10.6 bilhões (2009)
● Lucro: €1.74 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 61 bilhões (setembro/2010)
● Valor da marca: US$ 12.756 (2010)
● Laboratórios de desenvolvimento: 7
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 47.500
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Softwares de soluções de negócios colaborativas e multiempresas
● Slogan: Knowledge, Experience, and Technology for Optimizing Business.
website: www.sap.com
A marca no mundo
Hoje a SAP, terceiro maior fornecedor independente de software do mundo e líder global de mercado em soluções integradas de e-business e negócios colaborativos e multiempresas, tem seus programas rodando em mais de 121.000 instalações no mundo todo, contando com mais de 97.000 clientes, 1.500 parceiros, mais de 25 soluções de negócios para indústrias específicas e 12 milhões de usuários em mais de 120 países. Sua clientela inclui mais da metade das 500 maiores empresas do mundo como Air France, BMW, Bosch, Burger King, Heineken, Honda, Nestlé, Siemens e Texaco, entre outras. Além da matriz em Walldorf, a SAP desenvolve seus produtos em mais três cidades alemãs, Berlim, Karlsruhe e Saarbrücken. No exterior têm laboratórios de desenvolvimento em Palo Alto (Estados Unidos), Tóquio, Bangalore (Índia) e Sophia Antipolis (França).
Você sabia?
Hoje em dia, com base na arquitetura empresarial orientada a serviços e na plataforma de integração e de aplicativos, o SAP NetWeaver, a empresa abastece clientes com soluções para processos de negócios, integrando pessoas, informações e processos dentro e fora das empresas.
Crédito:
Mundo das Marcas
Mundo das Marcas
Nenhum comentário:
Postar um comentário