domingo, 12 de fevereiro de 2012

facebook



Os sites de relacionamento social viraram uma epidemia na Internet. Gigantes como Orkut e MySpace dominam o mercado. Ou melhor, dominavam. O mais novo fenômeno digital é o site de relacionamento FACEBOOK, que virou o “queridinho” dos cibernéticos com números que apavoram a concorrência: em apenas 20 minutos, são compartilhados 1 milhão de links, feitos mais de 1.4 milhões de convites, anexadas 2.7 milhões de novas fotos, enviadas mais de 2.7 milhões de mensagens e feito mais de 10 milhões de comentários. Por tudo isso, não é nenhum exagero afirmar que o FACEBOOK mudou a maneira como as pessoas usam a web e se conectam com os amigos.
-
Mark Zuckerberg: o poderoso da Internet atualmente
 
A história

O estudante de graduação Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram o THE FACEBOOK em seu dormitório no campus universitário, no dia 4 de fevereiro de 2004, com o suporte e a acessória de Andrew McCollum e Eduardo Saverin, permitindo que os colegas da Universidade de Harvard, na região de Boston, na costa leste dos Estados Unidos, pudessem colocar fotos e se manter em contato uns com os outros, compartilhando experiências e planejando eventos. Em quatro horas a novidade atraiu 450 visitantes. No final do primeiro mês aproximadamente metade dos alunos da tradicional universidade estavam cadastrados. Apesar da idéia inicial que a adesão fosse restrita apenas para estudantes da universidade de Harvard, o site cresceu rapidamente e passou a admitir estudantes de outras universidades da região de Boston (Boston College, Boston University, Northeastern University, Tufts University e o tradicional Instituto de Tecnologia de Massachusetts, conhecido como MIT), além de Rochester, Stanford, Columbia, Yale, NYU e Northwestern.


Em dezembro rompia a barreira de 1 milhão de cadastrados. Era um sucesso avassalador na comunidade estudantil americana. Em dezembro de 2005, trocou seu nome de “THE FACEBOOK” para apenas FACEBOOK. Somente a partir de 11 de setembro de 2006, qualquer internauta, desde que tivesse mais de 13 anos, através de um e-mail, poderia se cadastrar no FACEBOOK. A explosão de tráfego foi visível: crescia aproximadamente 3% por semana. Nesta época as atualizações eram freqüentes: versão Mobile, opções de Mural, Share, Ads, traduções oficiais em diversas línguas, o botão Like e integração com empresas. Em 2007, o FACEBOOK tornou-se uma das empresas de Internet mais caras do mundo, valendo quase US$ 15 bilhões. Tudo em virtude da poderosa Microsoft que comprou uma parte minoritária da empresa (1.6% de participação no capital) por US$ 240 milhões, batendo uma proposta do rival Google. Nesta época o FACEBOOK contava com mais de 49 milhões de usuários, 250 mil novos registros por dia, e um modesto lucro de US$ 30 milhões. Recentemente, em 2009, o FACEBOOK lançou o jogo virtual Farmville, cujo objetivo é evoluir como um fazendeiro administrando uma fazenda virtual, com atividades que incluem o plantio, cultivo e colheita de diversas plantas, árvores e animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma fazenda. Atualmente o jogo possui mais de 80 milhões de usuários no FACEBOOK.

Os sites de relacionamento social viraram uma epidemia na Internet. Gigantes como Orkut e MySpace dominam o mercado. Ou melhor, dominavam. O mais novo fenômeno digital é o site de relacionamento FACEBOOK, que virou o “queridinho” dos cibernéticos com números que apavoram a concorrência: em apenas 20 minutos, são compartilhados 1 milhão de links, feitos mais de 1.4 milhões de convites, anexadas 2.7 milhões de novas fotos, enviadas mais de 2.7 milhões de mensagens e feito mais de 10 milhões de comentários. Por tudo isso, não é nenhum exagero afirmar que o FACEBOOK mudou a maneira como as pessoas usam a web e se conectam com os amigos.
-- - Um fator para manter o sucesso e a popularidade do FACEBOOK são as constantes inovações, como aconteceu em 2010 quando foi lançado o Facebook Places, um sistema de geolocalização no qual o usuário pode compartilhar com seus amigos onde ele está; e o Facebook Mail, um serviço de mensagens que mescla SMS, email e bate-papo. O resultado dessas inovações: o crescimento do FACEBOOK foi impressionante, superou os 500 milhões de usuários de ativos e nos Estados Unidos foi o site mais visitado. Todo esse sucesso vem atraindo a atenção de investidores: no início de janeiro de 2011 a empresa arrecadou US$ 500 milhões do banco Goldman Sachs e de um investidor russo, o que levou o FACEBOOK a ser avaliado, segundo estimativa já que não possui capital aberto, em US$ 50 bilhões. Enquanto isso no Brasil, apesar da enorme popularidade do Orkut, o número de usuários do FACEBOOK dobrou nos últimos três anos, totalizando mais de 7 milhões de pessoas

Os diferenciais
O FACEBOOK permite o compartilhamento de informações, vídeos, fotos e participação em grupos, ou seja, atividades comuns que existem em diversas outras redes sociais. Então por que todo esse crescimento e sucesso? O verdadeiro diferencial do FACEBOOK foi a decisão de manter sua interface de programação de aplicações, também chamada de API, aberta a desenvolvedores independentes. Essa estratégia permite que a rede social se renove de acordo com as tendências e preferências dos próprios internautas, chamando atenção dos usuários fidelizados e potenciais. Essa ação de sucesso fez com que seus principais concorrentes também adotassem essa política, porém tardiamente. Alguns outros fatores e estratégias também colaboram para seu sucesso:
 
Privacidade (o perfil fica visível apenas para aos amigos do usuário).
Fotografias – disponíveis desde outubro de 2005 - (não há limite de fotos e de tamanho, além de ser possível montar álbuns personalizados com ferramentas como o Slideshow e o Photobucket).
Chat (há mais de 40 tipos de aplicativos que disponibilizam chats no perfil).
Feeds (assim que é feito o login, são mostrados os feeds dos amigos, como as alterações que eles fizeram no perfil, os aplicativos que eles adicionaram ou qualquer evento ou site que eles postaram).
Compartilhamento (o usuário pode compartilhar tudo: links, vídeos, fotos, blogs, músicas).
Interface do usuário (a interface é muito mais agradável e inteligente).
Aplicativos (há impressionantes 10.000 disponíveis, de horóscopos e presentes virtuais a players de música e vídeo, tornando-se o grande trunfo do FACEBOOK).
Vídeos (há ferramentas para vídeos em comunidades e o usuário pode colocar vídeos de praticamente todos os formatos).
Jogos sociais (jogos inteligentes e divertidos como Farmville, Máfia Wars e Café World conquistam milhares de fãs no mundo inteiro e que permitem socialização entre os usuários da ferramenta).
O gênio por trás da marca
Mark Elliot Zuckerberg nasceu em 14 de maio de 1984 e cresceu em Dobbs Ferry, subúrbio de classe média alta de Nova York. É o segundo de quatro filhos – e o único homem – de um dentista e de uma psiquiatra. Começou a mexer com computadores bem cedo, aprendeu a fazer programação por conta própria. Quando estava no último ano do ensino médio, ele e o amigo Adam D’Angelo fizeram um programa para o Winamp, um tocador de MP3 que “aprendia” os hábitos musicais de uma pessoa e criava uma lista de acordo com seu gosto. Eles ofereceram o download gratuito de sua criação na Internet, e grandes empresas como a America On Line e a Microsoft entraram em contato. “Foi uma oferta do tipo vocês podem vir trabalhar para nós, e, por falar nisso, nós também vamos levar essa coisa que vocês fizeram”, diz Zuckerberg. Apesar disso, os dois resolveram ir para a faculdade. D’Angelo para a Caltech e Zuckerberg para Harvard, onde tudo começou. Hoje em dia, ele é um típico geek, o nerd que gosta de tecnologia, e dono de uma fortuna estimada em bilhões de dólares e de uma empresa avaliada em US$ 50 bilhões. A história de sucesso do FACEBOOK e de seu criador foi recentemente retratada no filme “The Social Network”. Avesso a badalações, ele tem uma rotina burocrática. Embora tenha uma fortuna no banco, sua casa não oferece nem um mínimo de conforto. Vive em apartamento alugado, cuja mobília se resume a um colchão no chão, duas cadeiras e uma mesa. “Nunca fui apegado ao dinheiro”, costuma afirmar o geek, que quase nunca se separa do seu jeans, tênis e moletom.
 
Dados Corporativos ● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de fevereiro de 2004
● Fundador:
Mark Zuckerberg, Chris Hughes e Dustin Moskovitz ● Sede mundial: Palo Alto, California
● Proprietário da marca: Facebook Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Mark Zuckerberg

● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Usuários: 600
milhões ● Acessos: 2º site mais visitado da Internet
● Presença global: Sim (qualquer país pode acessar)
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália
● Funcionários: 1.700
● Segmento:
Internet ● Principais produtos: Rede social de relacionamento
● Website:
http://www.facebook.com/ --
A marca no mundo
O FACEBOOK, que hoje já conta com mais de 600 milhões de usuários (60% deles fora dos Estados Unidos), está disponível em mais de 65 línguas e idiomas. No Brasil o número de usuários ultrapassou 7.3 milhões de usuários. 200 milhões de usuários ativos acessam o site através de dispositivos móveis.
-
Você sabia?
No FACEBOOK estão publicadas mais de 20 bilhões de fotos. Semanalmente são mais de 60 milhões de novas fotos publicadas. Somente durante o final de semana do ano novo de 2010 foram publicadas mais de 750 milhões de fotos. Um verdadeiro recorde.
Crédito:
Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário