sábado, 19 de maio de 2012

Cúpula dos Povos

Notícias de Guaratiba

Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio + 20 nos dias 18 e 19 na Lona Cultural Elza Osborne

Publicado em 17.05.2012

Rio + 20

Em 2009 a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão aprovou a proposta brasileira para realização de uma conferência sobre desenvolvimento sustentável a ser realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Essa conferência recebeu o nome de Rio + 20, assim nomeada porque neste ano completa vinte anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). A Rio + 20 terá como objetivo traçar metas e planos de ação para o desenvolvimento sustentável do globo para as próximas décadas.

Segundo a proposta apresentada, "o objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes".
Cúpula dos Povos na Rio + 20

Paralelamente à conferência organizada pelas Nações Unidas será realizado um evento organizado pela sociedade civil que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo. A Cúpula dos Povos na Rio + 20 como será chamado, reunirá organizações e movimentos sociais de todo o planeta para exporem, praticarem e dialogarem com a sociedade sobre suas experiências e projetos, num espaço chamado de Territórios do Futuro.

"Nestas duas décadas (após a ECO-92), a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. A pauta prevista para a Rio+20 oficial - a chamada "economia verde" e a institucionalidade global - é considerada por nós como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas".
Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio + 20
A ONG - Defensores do Planeta e o Comitê Gestor de Desenvolvimento Local (Campo Grande) recentemente criado estarão promovendo nos dias 18 e 19 de maio de 2012 na Lona Cultural Elza Osborne em Campo Grande um evento chamado Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio + 20, onde acontecerão reuniões e palestras de conscientização, esclarecimento e confecção de material para a Cúpula dos Povos a ser realizada no aterro do flamengo paralelamente à Rio+20, tratando de assuntos relativos à Zona Oeste no triângulo compreendido "Campo Grande - Santa Cruz - Guaratiba".

É de grande importância a participação de todos. Líderes comunitários, organizações, associações de moradores, formadores de opinião e a população em geral que se interessa pelas questões que serão tratadas no evento. Meio ambiente e sustentabilidade são palavras chave em todas as discussões. A própria Lona Cultural aconteceu a partir de uma tenda da ECO-92 e será tema de uma das palestras.

Silvia Fernandes do Comitê Gestor e Mauro Pereira da ONG Defensores do Planeta depositam grande esperança no material que será gerado pelo evento na defesa de nossa região, afinal o bem estar e a melhoria da qualidade de vida de mais de um milhão de pessoas é a grande esperança e a motivação principal dos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário