domingo, 22 de abril de 2012

Liberdade, dignidade e justiça.





Reflexão...

“ O sistema prisional agoniza, enquanto a sociedade, de uma forma geral, não se importa com isso, pois crê que aqueles que ali se encontram recolhidos merecem esse sofrimento.  Esquece-se, contudo, que aquelas pessoas, que estão sendo tratadas como seres irracionais, sairão um dia da prisão e voltarão ao convívio da sociedade.  Assim, cabe a nós decidir se voltarão melhores ou piores...”

“Como proclama o título da novela de Dsotoievski, crime e castigo são tão inseparáveis como amantes na noite. Sem seu antecedente, o delito, o uso da força estatal contra uma pessoa não seria mais que um ato brutal, sem sentido. E se não houvesse pena, não se poderia distinguir o delito de outras infrações menores.  A pena nos permite entender o delito, e este permite entender a pena”

“... nesse caso, para a vítima, ou para as pessoas que lhe são próximas, a pena será sempre insuficiente, por isso clamam por “justiça” que faça com que o agente receba uma sanção que importe numa privação quase que perpétua de sua liberdade....”

Crédito:
Dr. Rogério Greco
DIREITOS HUMANOS, SISTEMA PRISIONAL E ALTERNATIVA A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário