quarta-feira, 6 de julho de 2011

Qualquer um pode chegar a qualquer lugar. Mas não devia !

Sempre ouvi esse jargão: Se você quiser pode chegar a qualquer lugar !  Como sendo uma frase de impacto em situações de autoajuda.  Vinha com a explicação de que qualquer um pode ser o que bem quiser, basta querer, ter força de vontade, perseverar, ter meta, lutar para conquistar, etc.
Mas o tempo me fez refletir se isso é verdade, ou uma enorme estupidez maquiada para colaborar com a situação atual.  Como assim ?  Bem, imagine que eu queira ser médico, engenheiro, psicólogo, etc. Isso é possível, independentemente se eu tenha TALENTO ou não. Basta concluir um segundo grau (qualquer um consegue, concorda ?)  fazer um vestibular (qualquer um passa, certo ?) entrar numa faculdade (tem aos montes por aí) e concluir o curso (qualquer um também consegue, basta ter dinheiro).  As faculdades facilitam tudo para você alcançar o tão almejado diploma, médias reduzidas, infinitos trabalhos valendo um pontinho aqui, outro ali, nota por presença, trabalho em grupo, semana de palestras e pronto.  Curso concluído ! Tornei-me um profissional apto a atuar.  Certo?  Mas ai vem à pergunta: Será que eu sirvo para ocupar esse espaço?  De que importa ?  O que me vale é o diploma para garantir a posição social (e dinheiro, principalmente).
Hoje a único curso superior que exige uma verificação a mais é a de Advogado.  Não te basta concluir o curso.  Se não passar na prova da Ordem, nada de Advogado.  Você é somente bacharel em Direito. 
Existe uma corrente lutando para “derrubar” essa exigência.  Sou contra, radicalmente contra.  É necessária outra verificação, uma nova prova sem “jeitinho” para passar.  E mais: Tem que ser cada vez mais rigorosa, pois somente os aptos a vencerão.  Lá não tem pontinho, a chance de passar “chutando” é próxima do zero.  E não se preocupe, pois não tem como a banca inventar nada novo, só se esmeram por criar dificuldades para derrubar os desatentos (ou quem quer passar na sorte).
Da mesma forma como sou contra eliminar sua exigência, sou favorável a criação deste mesmo critério para todos os outros cursos de nível superior (todos !).  Porque ?  Basta olhar tanta gente morrendo por erro grotescos, prédios desabando em cima de centenas de pessoas, crianças concluindo os estudos sem nada saber, transito caótico (graças aos "estudos" de alguns) e por aí vai.  Somente porque qualquer um pode chegar a qualquer lugar.  Mas não devia.  Para ser um profissional, não basta querer, tem que te talento, aptidão nata, tem que ter amor pelo que faz e não amor pelo que se pode conquistar com o que se está fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário