sábado, 3 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA - CRIANÇA E ADOLECENTE



Segundo o Disque Denúncia, que tem ligação direta ao Conselho Tutelar, a violência dentro de casa é o segundo tipo de crime mais denunciado. Entre os anos de 2005 e 2006 foram mais de cerca de 20 mil denúncias de maus tratos e violências contra crianças e adolescentes.

Os maus tratos físicos podem ser detectados facilmente, principalmente quando há presença de marcas no corpo da criança e dores intensas causadas por alguma lesão. O que é mais difícil de detectar, segundo especialistas, são os aspectos problemáticos do emocional da criança, quando agredida.

Prestar atenção no que a criança não diz também é muito importante. Mudanças de comportamento são o que mais indica que algo de anormal está acontecendo. Geralmente a criança não denuncia porque tem medo e vergonha de falar sobre o assunto. Manter diálogo aberto para que a criança se sinta segura para falar de qualquer assunto, é uma boa saída, além de encaminhar a um especialista e é claro, não deixar de denunciar. A denúncia é importante porque ajuda a identificar, resolver, e quem sabe erradicar os casos de maus tratos a crianças.


Para denunciar, ligue ou vá a Delegacia mais próxima: 

Disque Denúncia São Paulo
0800-156315 (Grande São Paulo)
(11) 6224-3040 (outras cidades paulistas)

Disque Denúncia Rio de Janeiro
(21) 2253-1177 (Rio de Janeiro - RJ)
(21) 0300 253 1177 (Interior - RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário